imaginarium

blog para festas e devaneios... pela insana jornalista e fotógrafa de plantão Gabriela Di Bella.

sexta-feira, junho 29, 2007

Mera coincidência!

Como é engraçada a via, né? Justo neste momento tão conturbado da atual política nacional lendo um livro do maravilhoso jornalista Gay Talese topei com este trecho hummm, digamos assim, bastante interessante. Ao narrar à história do famoso contraventor de Nova York, Frank Costello, Talese lá pelas tantas diz assim:

“Terminada a época da Lei Seca, os diversos ramos de negócios de Costello incluíam máquinas caça-níqueis, jogos de azar e comércio ilegal de uísque escocês. Quando o prefeito Fiorello La Guardia mandou recolher as máquinas e atirá-las no mar, Costello as transferiu para Nova Orleans com a ajuda do senador Huey Long, que em 1936 afirmou desejar arrecadar dinheiro para os órfãos, as viúvas e os cegos de Louisiana.”

Isso foi lá pelos idos de 1920! Pura coincidência...hehehehe...

Senador envolvido com máfia de caça-níqueis! Isso eu nunca vi! hehehehe... E ainda querendo usar o jogo de azar como mote para arrecadar dinheiro para os pobres e necessitados! Que cara bonzinho! (eu mereço)

Tempos depois o “personagem” de Talese vai a julgamento e desafia os senadores indo embora no meio de seu depoimento. E assim narra Talese:

“Mas mesmo na cadeia Costello confundia a justiça. Continuava a fumar English Ovals, embora ninguém soubesse como os conseguia. Ele comia filés – bem tostado por fora, vermelho-claro por dentro, exatamente como os pedia no restaurante “21” – e era impossível descobrir de onde vinham esses filés.”

O gangster ficou preso algum tempo, mas pelo visto nem sentiu. Saiu da cadeia logo e passou a vida achando que não fez nada de errado. E morreu assim, achando que tinha não tinha feito nada de errado.

Nossos políticos também pensam assim. Que nunca fazem nada de errado. Nem quando se dão aumentos exorbitantes quando o Estado não paga seus servidores por falta de dinheiro, nem quando “pedem” 300 mil reais emprestados, nem quando colocam em um contrato oficial que irão pagar PF (Por Fora) a pensão alimentícia que vai muito além de seus ganhos declarados para a ex-amante.

E assim será, eles têm sempre a convicção de que estão fazendo algo correto. Essa é a lógica que mantém Renan ainda no poder. Até porque eles sabem que mesmo que a lei os condene, eles irão continuar comendo filés na cadeia... igual ao que pediam lá no “21”.