imaginarium

blog para festas e devaneios... pela insana jornalista e fotógrafa de plantão Gabriela Di Bella.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Cinema na cidade

Existe um movimento que afirma que o melhor lugar para passar o verão não é praia, mas sim a cidade. Ou seja, o negócio é ficar em Porto Alegre e aproveitar suas ruas, parques e lugares mais vazios e tranqüilos. Se isso é realmente verdade não sei, mas durante a semana de 9 a 16 de Fevereiro tenho certeza que o pessoal desse movimento está certo. Em especial para os cinéfilos de plantão, como a pessoa que vos escreve.

Tudo isso por que começa dia 9/02 o 2º Festival do RS de Cinema Internacional. Com presenças ilustres de diretores internacionais, filmes brasileiros e estrangeiros que nunca passaram pelas telas do país. Entre as presenças confirmadas estarão em Porto Alegre o diretor espanhol, Fernando Trueba, que comparece com o filme Milagre do Candeal. Rodado no Brasil, e com grande sucesso lá fora, o filme mostra a favela do Candeal, em Salvador, e o trabalho de Carlinhos Brown na comunidade.

Pra quem não conhece, Fernando Trueba tem no currículo um Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira com o filme Sedução, de 1993, e é colecionador de troféus Goya, o mais alto prêmio concedido a produções espanholas. O cara também vem para dar uma aula magna (que será terça 14/02). Portanto, considerando essa experiência toda, tolice de quem perder a chance. Ah, também tem sessão comentada do filme O Milagre do Candeal, no Cine Santander.

Outra ilustre presença no Festival é o diretor argentino, Pablo Meza, com o filme Buenos Aires 100km, obra que já conquistou prêmios em diversos Festivais Internacionais entre eles os de Huelva, Espanha e de Havana, Cuba. Grande experiência que já vem com as credenciais dos filmes argentinos para lhe ajudar. Afinal, em tempos de crise ou não o cinema argentino sempre gira o mundo agradando aos olhos e aos corações. Meza também dará uma aula magna e seu filme terá sessão comentada no Cine Santander, dia 10/02.

Os mais interessados em estudar cinema podem aproveitar os dois workshops que vão rolar na Casa de Cultura. Um é de roteiro e o outro de documentário. Quem estiver ligado já se inscreve por que as vagas são limitadas e os workshops assim, como as aulas magnas serão gratuitos. No entanto, mesmo para os mais aficionados, ver tudo tudo exigirá grande empenho e dinheiro do cinéfilo. Pra quem está com a grana curta (fato tão comum) uma boa chance é aproveitar as sessões grátis que vão rolar na em Torres e Três Cachoeiras. Em Porto Alegre a abertura do Festival acontecerá dia 9/02, às 20h30min, com sessão pública na Praça da Matriz, o filme exibido será o gaúcho Cerro do Jarau, dirigido por Beto Souza.

Opa, mas ela não disse que era pra ficar em Porto Alegre? Torres é praia... sim, sim, este ano cinemas das praias de Capão da Canoa, de Torres e do Casino estão participando do Festival. Entretanto, a melhor parte mesmo, a nata do cinema internacional e nacional, estará na grande cidade. Não sei não, mas disseram que vai chover semana que vem no litoral... se eu fosse você ficava em Porto Alegre mesmo.

Ficou curioso? Quer saber mais? Então "linca" ai: www.pandafilmes.com.br/festival2006

1 Comments:

  • At 5:22 PM, Blogger Fábio Jacques said…

    Show de bola, Gabi,

    confesso que conheço bem pouco cinema internacional (fora Brasil e EUA), mas é mais por falta de acesso e força de vontade do que por falta de interesse...

    Mas Porto Alegre tem outra grande vantagem no verão, Gabi... é Porto Alegre!!

    Tu já esteve longe, e eu sei que me entendes...

    besos chica! Te "estranho"!!

     

Postar um comentário

<< Home